1ª Mostra Matiá de Cinema acontece dias 21 e 22 de novembro em Ubatuba

Evento, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro na cidade de Ubatuba (SP) terá participação de diretores para bate-papo com o público e shows musicais

Evento, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro na cidade de Ubatuba (SP) terá participação de diretores para bate-papo com o público e shows musicais

A 1ª Mostra Matiá de Cinema acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro na cidade de Ubatuba (SP). O evento contará com exibições de filmes, participação de diretores e roteiristas para um bate-papo com o público e shows musicais. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.

Dentre as atrações da Mostra Matiá destaque para a exibição do filme “Tim Lopes – Histórias de Arcanjo”, dirigido por Guilherme Azevedo, que narra a trajetória do jornalista Tim Lopes, que saiu do Rio Grande do Sul, ainda criança, para morar no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores repórteres investigativos do Brasil, Tim é admirado e reverenciado por sua forma singular de fazer jornalismo. Através de reencontros com amigos, colegas de profissão e personagens de matérias, Bruno, seu filho, percorre por histórias inéditas.

A Mostra contará com a presença do diretor e roteirista Caio Tozzi e a exibição de seu documentário “A Vida Não Basta”. Através de depoimentos de nove artistas de diferentes áreas o filme busca mostrar a grande motivação do ser humano para fazer arte e descobrir porque é preciso criar para a vida ir além. Participam do documentário o poeta Ferreira Gullar, a atriz Denise Fraga, o escritor Milton Hatoum, o estilista Ronaldo Fraga, o cantor e compositor Toquinho, a cineasta Laís Bodanzky, o dramaturgo Leonardo Moreira e os quadrinistas Gabriel Bá e Fábio Moon.

Haverá a exibição do curta-metragem “Raízes do Brasil” que faz um alerta, retratado pelas obras da artista plástica Bia Doria, à necessidade de preservação da biodiversidade do País. Com direção de Wal Tamagno, o filme retrata a região alagada da Usina Hidrelétrica de Balbina, na Amazônia. Considerado o maior desastre ambiental da história nacional, a construção inundou cerca de 30 mil hectares indígenas e vasta área da floresta para gerar pouca energia, além de emitir grande volume de gazes do efeito estufa. Participam do documentário, além de Bia Dória que deu o tom do alerta, o escultor Franz Krajcberg e o artista plástico Romero Britto, além de Joe Berardo, um dos maiores colecionadores de arte do mundo.

A programação da Mostra Matiá conta com os documentários “Saudades do Brasil – Lévi-Strauss” e “Darcy, Um Brasileiro”, ambos de Maria Maia, o filme “Terra Estrangeira” de Daniela Thomas e Walter Salles, o documentário “Krajcberg, O Poeta dos Vestígios”, de Walter Salles e “Notícias de uma Guerra Particular”, de João Moreira Salles e Kátia Lund.

Na sexta-feira haverá show com o Divino Sununga Trio trazendo canções do melhor do samba de raiz e no sábado o cantor Marcos Negril com a banda Sombrazza apresentarão no show de encerramento suas músicas com forte influência da MPB e da Soul Music.

As exibições dos filmes e bate-papo com diretores e roteirista acontecerão no Cine Porto, dentro do Shopping Porto Itaguá, com entrada gratuita, os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do cinema 1 (uma) hora antes do início das exibições. Os shows ocorrerão no Chopão do Gordo, dentro do Shopping Porto Itaguá, com entrada gratuita, a lotação será limitada ao espaço disponível no local.

Endereço:

Shopping Porto Itaguá: Rua Leovegildo Dias Vieira, 530, Itaguá, Ubatuba/SP

Cine Porto – piso superior do Shopping Porto Itaguá

Chopão do Gordo – piso térreo do Shopping Porto Itaguá

Saiba mais sobre o evento

A 1ª Mostra Matiá de Cinema é um evento itinerante dedicado ao crescimento do cinema no país, estimulando a produção audiovisual entre jovens criadores e abrindo um canal de discussão permanente sobre a produção cinematográfica nacional e internacional.

Partindo da palavra grega Matiá que significa “Olhar”, a mostra de cinema busca estimular a discussão de um novo cinema e de um novo espectador, fomentando a arte e a educação através da 7ª arte – o cinema.

Com foco na abordagem da antropologia em face do cinema, busca-se exibir filmes questionadores, que instiguem o espectador a pensar e refletir sobre o olhar e suas várias facetas: o olhar do estrangeiro, do nativo, curioso, do desbravador, da indignação, do amor e da tristeza e tantos outros olhares que o cinema captura e revela.

Para mais informações, acesse a página  https://www.facebook.com/mostramatia

Foto: Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam