Alunos da EM Cynthia Cliquet Luciano refletem o Dia do Caiçara em São Sebastião

Escola recebe convidados para passar conhecimento da cultura local

Escola recebe convidados para passar conhecimento da cultura local

Para celebrar o Dia do Caiçara, comemorado no dia 15 de março, a EM Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, Costa Norte do município, preparou uma programação cujo objetivo principal é resgatar e propagar a cultura local. A iniciativa ocorreu nesta sexta-feira (14).

O público alvo da ação são os alunos dos 6° anos dos períodos da manhã e da tarde que receberam em suas salas quatro convidados especiais: três artesãos, entre eles um contador de histórias, e também, uma escritora.

Sebastião de Oliveira, um dos moradores mais velhos da Enseada, narrou histórias do bairro e ensinou os alunos a fazerem flor com folha de bananeira. Raimundo Rafael Filho falou sobre a arte de confeccionar canoa, contou como era utilizada e feita no passado. Lindomar dos Santos, o Nicinho, passou seus ensinamentos sobre caixeta.

Ilza Celeste Sant’anna de Castro, filha e neta de cidadãos sebastianenses da Enseada,  fez um grande trabalho sobre a história do lugar e das pessoas da região.  Ela conversou com os estudantes sobre o processo de criação e o conteúdo de seu livro – Enseada: Sua História por Sua Gente. “É muito gratificante passar meu conhecimento para as novas gerações, assim mantém a história mais viva”, contou.

Para a professora Giovanna Flávia de Oliveira, o evento é muito importante, pois discute a fundamental importância da valorização da identidade local. “Hoje os jovens estão tão envolvidos com a tecnologia que esquecem de suas raízes, para que isso não aconteça devemos difundir e refletir nosso passado”, frisou.

O aluno Ary da Costa, 11, gostou da programação. “Eu tenho que valorizar o espaço onde vivo, e hoje percebi ainda mais tudo isso; aprendi bastante”, disse.

(FR/RF)

Foto: Felipe Riela | PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam