Antonio Colucci oficializa desapropriação da Fazenda Engenho D’Água; imóvel será museu histórico em Ilhabela

Uma das joias da história de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água abriga inúmeros fatores das épocas coloniais, datada no século XVII. Tombada pelo Condephat e pelo Iphan, é constituída de um terreno plano e de frente para principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila

Uma das joias da história de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água abriga inúmeros fatores das épocas coloniais, datada no século XVII. Tombada pelo Condephat e pelo Iphan, é constituída de um terreno plano e de frente para principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila

Prefeitura de Ilhabela adquiriu a área de 43,5 mil m² que contempla o casarão tombado pelo patrimônio histórico e equipamentos do principal engenho de cana de açúcar do século XVII. “É um dia para ficar na história da cidade, que em breve terá a Fazenda Engenho D’Água aberta à visitação e ainda uma área para a futura faculdade de turismo e gastronomia”, comemorou o prefeito

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, oficializou na manhã desta segunda-feira (10/11) a desapropriação da Fazenda Engenho D’água, um imóvel com área de 43,5 mil m², datado do século XVII. Tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1945, a fazenda foi um dos principais engenhos de cana de açúcar e ainda guarda características originais.
O investimento na desapropriação é de R$ 23 milhões, sendo a primeira parcela (R$ 10 milhões) paga nesta segunda-feira aos antigos proprietários e o restante dividido em duas parcelas. A oficialização da aquisição do imóvel pela Prefeitura de Ilhabela contou com a presença dos secretários Luiz Alberto de Faria – Luizinho (Governo), Sidney Apocalypse (Assuntos Jurídicos), Maurício Calil (Finanças), Luiz Biondi (Administração), Nuno Gallo (Cultura), Lúcia Reale Colucci (Saúde) e Flávio Miranda (Obras). “É um dia para ficar na história de Ilhabela, que em breve terá a Fazenda Engenho D’Água aberta à visitação. Trata-se de um importante patrimônio histórico da Ilha. Antes de ser uma potência no turismo, Ilhabela vivia da agricultura no passado. Eram 22 engenhos de cana de açúcar e este era um dos principais. Esta é uma aquisição histórica, com foco de preservar este patrimônio da humanidade, abrindo as portas de um grande museu para que moradores e turistas possam conhecer”, salientou Toninho Colucci, que agradeceu à família dos antigos proprietários.
Além da preservação do patrimônio, o prefeito de Ilhabela diz que a intenção é utilizar parte do terreno para a instalação da futura Faculdade de Turismo e Gastronomia de Ilhabela.
Patrimônio histórico
Uma das joias da história de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água abriga inúmeros fatores das épocas coloniais, datada no século XVII. Tombada pelo Condephat e pelo Iphan, é constituída de um terreno plano e de frente para principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila.
Em sua área territorial de 43.506,80m² está a casa sede, de meados do século XVIII, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique. A casa maior segue a tradição das ilhas atlânticas, de proporções extremamente elegantes, um sobrado avarandado percorrendo a fachada. Os porões que serviam de berço aos escravos que ali dormiam contam com seteiras (abertura na muralha, que em sua concepção permitia aos defensores lançar flechas usadas contra invasores e saqueadores da época). São cinco construções e objetos do século XVII, todos totalmente preservados e em ótimo estado de conservação, que totalizam 2.589,81m² de área construída. Uma piscina, uma represa, dois canais de água enrocados de pedras, um aqueduto elevado, uma roda d’água, um engenho de cana de açúcar, um alambique de cobre e cinco toneis de madeira amendoim com capacidade de 20 mil litros cada, além de um trator e um caminhão ano 1932, os primeiros veículos de Ilhabela.
Foto: Divulgação/PMI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam