Carnaval de rua é aberto com entrega de chave à corte e Esquenta do Bloco do Barril em São Sebastião

O prefeito Ernane, a secretaria Marianita Bueno e a corte do carnaval

O prefeito Ernane, a secretaria Marianita Bueno e a corte do carnaval

A novidade desse ano é a volta do baile do carnaval de rua com marchinhas

O carnaval de São Sebastião foi oficialmente aberto nesta sexta-feira (13) pelo prefeito, Ernane Primazzi (PSC), com a entrega da chave da cidade à corte momesca, na Rua da Praia, e com o esquenta do Bloco do Barril, na Praça do Coreto.

A abertura da folia aconteceu no palco montado pela Secretaria de Cultura e Turismo, no Complexo Turístico da Rua da Praia, para o carnaval de rua deste ano, que resgata a folia das antigas marchinhas. A chave foi recebida pelo Rei Momo, Herbert Henrique, pela rainha Mariana Bombom e primeiras e segunda princesas Vanessa Amado e Vanessa Vianna.

O prefeito disse que aposta no sucesso do carnaval desse ano, com a volta do baile do carnaval de rua com marchinhas na Rua da Praia, ideia apoiada pelos comerciantes e foliões. “É (resgate do carnaval de marchinhas) um grande apelo. Temos expectativa de atrair um grande público, da cidade e de turistas, e fazer um carnaval inesquecível”.

A secretaria de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, também estava empolgada e com expectativa de muito sucesso do carnaval do município. “Além do resgate do carnaval de rua, é muito bom receber todos os turistas, que visitarão o melhor carnaval do Litoral Norte”.

O vereador Ernaninho (PSC), que ao lado do vereador Teimoso, representou a Câmara na solenidade de entrega da chave, elogiou a iniciativa de resgate do carnaval de rua com marchinhas. “Mostra, entre outros, o verdadeiro espírito do carnaval, mais voltado para a família”.

O Rei Momo, a Rainha e as princesas do carnaval prometeram animar as noites do carnaval. “Prometo muito samba no pé, alegria, dar o melhor para animar a avenida e aproveitar o carnaval de rua”, disse Herbert. “Espero que seja melhor que o de 2014, seja um ano feliz para a corte e foliões. Viemos aqui para animar os foliões com muito samba no pé e muito sorriso”, afirmou Mariana Bombom.

Bloco do Barril

Depois da entrega da chave, o prefeito, a secretária Marianita Bueno, o Rei Momo, a Rainha e as Princesas, foram ao coreto da Praça da Matriz prestigiar o Esquenta do Bloco do Barril, o primeiro evento de abertura do carnaval da cidade após a escolha da corte.

Criado em 2008, o bloco tem 350 foliões, que para participar compram um kit para dois dias (sexta-feira e desfile da segunda-feira), com camiseta, pulseira e chope. O presidente, Isaac Elias, e o vice, Osmar Teodoro, disseram que o bloco “é uma comunidade”. Às 23h20 o bloco fez uma queima de fogos.

Na segunda-feira o Bloco do Barril volta a participar do carnaval, ao desfilar na Rua da Praia.

O bloco agrada foliões da cidade e turistas. Rafael Januário veio de Jundiaí com a namorada Vânia, de São Paulo, para prestigiar a festa no coreto pelo segundo ano consecutivo. Carlos Bastos acompanha o bloco desta a fundação; Henrique Leite e Tatiana Santos, todos de São Sebastião, acompanham a festa há cinco e quatro anos.

Banda Express

A partir das 23h, enquanto o Bloco do Barril agitava o coreto, os foliões da Rua da Praia eram animados pela sebastianense Banda Express, que se apresentará todas às noites até à terça-feira, com um repertório de marchinhas tradicionais, frevos, sambas e sucessos antigos e atuais de axé.

As músicas Cidade Maravilhosa, Cabeleira do Zezé, Mulata iê iê, Remador, entre outras, foram apresentadas pela banda, composta pelos vocalistas Emerson Alonso, Manu Matos e Fernanda Letúria, tecladista (e vocalista) Nélio de Jesus, baterista Dan, baixista Roberto Beleza, guitarrista Lui, percursionista Chochua, trompetista Adilson e saxofonista Cesar.

A Banda Express tem 20 anos de carreira e embora seja muito conhecida em bailes de formaturas, festas de casamentos e eventos corporativos, já participou do carnaval de rua de 1995 a 1998 e em 2014 e 2015 voltou a se apresentar na folia. “Estar de volta ao carnaval de rua de São Sebastião, na Rua da Praia, esse ano, com o resgate do carnaval de antigamente, é um presente para a banda”, disse Emerson.

Neste sábado (14), o carnaval continua com muitas atrações no centro (Bloco dos Sujos, entre outros) e  na costa sul.

Foto: Halsey Madeira|PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam