Comandante da Marinha do Brasil abriu hoje (18) evento com grande sucesso em São Sebastião no Litoral Norte de São Paulo

Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha com a editora chefe de reportagem da Folha do Litoral Norte Cristiane Demarchi

Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha com a editora chefe de reportagem da Folha do Litoral Norte Cristiane Demarchi, dando uma entrevista com exclusividade

O Teatro Municipal de São Sebastião recebeu neste sábado (18), o terceiro dia de atividades do 13º Simpósio de Segurança do Navegador Amador, organizado pela Brancante Seguros, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, da Marinha do Brasil e da Marina Igararecê.

Aberto oficialmente na quinta-feira (16), e realizado pela primeira vez em solo sebastianense, o evento tem por objetivo promover uma série de atividades para melhorar e garantir mais segurança aos navegadores amadores na região.

Este simpósio atrai a atenção de pessoas de todas as partes do País, tendo entre seus convidados, os comandantes da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto; de Operações Navais almirante-de-esquadra Wilson Barbosa Guerra e do 8º Distrito Naval, vice-almirante Liseo Zampronio.

Além destes, o evento conta com a participação do diretor de Portos e Costa, vice-almirante Claudio Portugal de Viveiros e do vice-almirante Celso Luiz Nazareth, assim como a do contra almirante Newton C. Pinto Homem, do capitão dos Portos de São Paulo, capitão-de-mar-e-guerra, Ricardo Gomes e o delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, capitão-de-fragata, Marcelo Sá.

A plateia do Municipal recebeu mais de 300 pessoas neste terceiro dia da programação. De acordo com a Capitania dos Portos de São Sebastião, há cerca de 22 mil embarcações inscritas e, só no período do verão, há uma circulação de cerca de 35 mil embarcações pelas águas desta região, um aumento de 15 mil embarcações, ou seja, mais da metade das inscritas.

Na visão do capitão-de-fragata Marcelo Sá, delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, o Simpósio de Segurança do Navegador Amador abre a temporada de verão com este trabalho de profissionais que procuram difundir a conscientização da segurança para o navegador amador. “Dessa forma, a iniciativa vai ao encontro das normas para a navegação segura, a salvaguarda no mar e a prevenção a poluição hídrica”, mencionou.

O comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, falou sobre a importância de mais uma edição deste simpósio. “Realizamos este simpósio desde 2000 e o que nós queremos com este evento é transmitir aos proprietários de barcos, aos que levam seus familiares e amigos nas embarcações, ser de fundamental importância que dirijam-se ao mar com segurança”, disse. “Existe uma campanha muito importante para estes barcos chamada ‘Se Liga, Você é o Comandante’, chamando a atenção para o fato de prepararem o barco para transportar com segurança a família e amigos, pois o mar não permite erros”, acrescentou. “É fácil lidar com o mar desde que a pessoa se prepare corretamente para enfrentá-lo. O papel do simpósio na transmissão deste conceito é essencial e crescente”, concluiu Moura Neto.

A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, esteve presente ao teatro e ressaltou a relevância da ação. “É uma honra para São Sebastião receber um evento desta competência realizado pela Marinha do Brasil, tão importante para a preservação da nossa chamada ‘Amazônia Azul’”, concluiu.

 

Em sua 13ª edição, evento desenvolve atividades com convidados de renome no âmbito nacional

Continuará por todo o fim de semana o 13º Simpósio de Segurança do Navegador Amador, aberto nesta quinta-feira (16).
Esta série de atividades para melhorar e garantir mais segurança aos navegadores amadores na região é realizada pela primeira vez em solo sebastianense e tem atraído a atenção de muita gente, de todas as partes do País à cidade.
Organizado pela Brancante Seguros, com o apoio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), Marinha do Brasil e Marina Igarerecê a ação tem, entre seus convidados, os comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto; de Operações Navais almirante-de-esquadra Wilson Barbosa Guerra e do 8 Distrito Naval, vice-almirante Liseo Zampronio.
naveAlém destes, o diretor de Portos e Costa, vice-almirante Claudio Portugal de Viveiros e o vice-almirante Celso Luiz Nazareth, também estão na lista, assim como o contra almirante Newton C. Pinto Homem, o capitão dos Portos de São Paulo, capitão-de-mar-e-guerra, Ricardo Gomes e o delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, capitão-de-fragata, Marcelo Sá.
Por esta a primeira vez em São Sebastião, a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, falou sobre a relevância do evento. “É uma honra para todos nós recebermos um evento desta envergadura, onde são esperados mais de 300 pessoas”, comentou.
Objetivo

Tenente Naiara e Cristiane Demarchi com alta cúpula dos oficiais da Marinha do Brasil

Tenente Mauro, Capitão- de- Corveta Burlamaque , Tenente Naiara e Cristiane Demarchi  jornalista da Folha do Litoral Norte

Desenvolvido há 14 anos, o simpósio tem por objetivo transmitir noções de segurança aos navegadores amadores por meio de palestras e demonstrações.
Na primeira noite, houve palestra sobre Capacitação para Motonautas, que atende às novas determinações na Normam 03 que prevê treinamento prático para aqueles que desejem pilotar moto aquática.
Nesta sexta-feira (17), vai ser será o “Dia de Mar”, uma atividade prática embarcada, onde serão aplicados vários treinamentos relacionados à segurança e que terá validade como atestado de embarque para os candidatos a Arrais Amador.
No sábado (18), serão realizadas palestras com convidados especiais, sempre focadas no objetivo de informar e instruir os navegadores para as questões que envolvem a navegação de esporte e recreio, no quesito segurança e a sua responsabilidade como comandante. As palestras acontecerão no Teatro Municipal de São Sebastião.

Tenente Naiana, jornalista Cristiane Demarchi e Sargento Moacir

Tenente Naiara, jornalista Cristiane Demarchi e Sargento Moacyr

Haverá ainda, na tarde de domingo (19), a aplicação de provas para aqueles que desejarem se habilitar como Arrais, Mestre ou Capitão Amador.

 

O “Dia de Mar” foi a atividade prática embarcada, onde foram aplicados vários treinamentos relacionados à segurança e que terão validade como atestado de embarque para os candidatos a Arrais Amador.
Entre as técnicas realizadas, resgate de náufrago, tempo de sobrevivência, hipotermia, acondicionamento de alimentos e medicamentos, preservação da própria vida a fim de realizar outros salvamentos, maneira correta de se lançar ao mar. Sinalizadores também foram utilizados para ensinar a técnica certa de manejo.
A bordo de um navio da Marinha, o delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, capitão-de-fragata Marcelo Sá falou sobre a importância desta ação de prevenção de acidentes no mar. “Estamos orgulhosos em promover este simpósio porque é uma oportunidade esclarecedora que evitará muitos acidentes, inclusive, porque há um aumento significativo dos casos na alta temporada”, disse. “Concorremos com as cidades do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Vitória e Salvador e acabamos sendo contemplados. Isso nos deixou motivados e orgulhosos”, acrescentou. “Receber um evento como esse é gratificante para a cidade, para a Marinha e para a comunidade náutica amadora”, concluiu.

Confira a programação

Dia 17 | Dia de Mar

8h às 9h | Credenciamento Marina Igararecê

9h às 10h | Breefing Dia de Mar Marina Igararecê

10h às 11h | Embarque nos meios Marina Igararecê

11h às 17h | Atividades no mar e retorno à base Marina Igararecê

20h | Recepção aos Palestrantes YCI

Dia 18 | Simpósio

8h às 9h | Credenciamento Teatro Municipal de São Sebastião

9h às 9h15 | Abertura com o comandante

9h15 às 9h30 | A Importância do Simpósio

9h30 às 10h30 | A Segurança na Passagem de Drake

10h30 às 11h | Coffee Break

naviu11h às 12h | Sobrevivência no Mar/Prevenção a Incêndio

12h às 14h | Almoço na Delegacia da Capitania dos Portos

14h às 15h | Navegação Eletrônica

15h às 15h45 | Aspectos Práticos da Normam 03

15h45 às 16h15 | Coffee Break

16h15 às 17h | A Correta Utilização do Seguro Náutico

17h às 18h15 | Debate com os palestrantes Normam 03/Navegação Eletrônica/Seguros

Dia 19 | Simpósio

8h30 às 10h | Meteorologia e Oceanografia

10h às 10h30 | Moto-aquática

10h30 às 11h | Coffee Break

11h às 11h45 | Navegação nas Proximidades de Navios Petroleiros

11h45 às 12h30 | Primeiros Socorros

12h30 às 14h | Almoço de encerramento

14h | Provas para Amadores na UNIBr

 

 

Carlos Valim e Cristiane Demarchi

Fotos: Marcos Demarchi/Cristiane Demarchi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam