Coren-SP fala sobre ética no exercício da profissão na “Semana da Enfermagem”em São Sebastião

Donato Medeiros falou sobre a ética na profissão

Donato Medeiros falou sobre a ética na profissão

As questões éticas e jurídicas que envolvem a carreira de um enfermeiro. Este foi o tema central da palestra “Erro: Aspectos Éticos e Jurídicos” apresentado pelo representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SP), Donato Medeiros, que esteve em São Sebastião, para o primeiro dia de atividades da Semana de Enfermagem, promovida pela Secretaria de Saúde da cidade.

Durante o bate papo Medeiros retratou, com exemplos práticos, as dificuldades e o dia a dia dos profissionais. “Nós, enfermeiros, temos de ter a consciência de que atitudes drásticas devem ser tomadas somente quando o paciente está em iminência de risco de morte e não há nenhum outro profissional médico por perto”, disse.

Pela manhã, logo no inicio do dia de atividades, o secretário de Saúde Urandy Rocha Leite destacou a importância do trabalho de todos os profissionais para a saúde pública do município. “Esta é uma profissão extremamente importante para a garantia do bom atendimento da saúde. E São Sebastião está muito contente em poder contar com profissionais como vocês, dedicados, preocupados sempre em salvar vidas”.

A programação em comemoração ao dia da enfermagem continua nesta terça-feira (13) com mais uma palestra, a partir das 19h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

O psicólogo coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização do HCSS (Hospital de Clínicas de São Sebastião) Herbert Thomas Luckman, falará sobre  “Sentido e Inteligência Emocional, é o Principal – decidindo sua experiência humana”.

Na sequência a professora Cecília Nogueira também fará uma palestra sobre técnicas de respiração

Ainda nesta terça-feira, às 20h, serão realizadas atrações esportivas e musicais e para que os profissionais possam participar deste momento, a sugestão é  que os participantes utilizem trajes confortáveis e levem uma toalha.

Dia da Enfermagem 

O Dia da Enfermagem é uma homenagem a Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 ela foi um marco para a enfermagem mundial. Após estudar muito e se dedicar ao cuidado de doentes, Florence foi para a Guerra da Criméia onde liderou 38 voluntárias e organizou o hospital de campanha. Os soldados a chamavam de “Dama da Lâmpada” porque, com a chama de uma lamparina, percorria as enfermarias atendendo aos doentes à noite. Por este motivo a lâmpada é o símbolo da Enfermagem.

(JC\VM)

Foto: Luciano Vieira|PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam