Defesa Civil alerta que na madrugada de quarta-feira (04) uma nova frente fria deve chegar em São Sebastião com fortes pancadas de chuva

De acordo com o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, técnicos do Instituto Geológico (IG), ligados à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, foram acionados para avaliar a situação. “O último desmoronamento ocorrido no local (Itatinga) comprometeu duas casas. Agora, os moradores de mais quatro moradias provavelmente terão que desocupar suas moradias”,  alertou

De acordo com o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, técnicos do Instituto Geológico (IG), ligados à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, foram acionados para avaliar a situação. “O último desmoronamento ocorrido no local (Itatinga) comprometeu duas casas. Agora, os moradores de mais quatro moradias provavelmente terão que desocupar suas moradias”, alertou

As chuvas que atingem o município desde a noite de sexta-feira, 30, provocaram vários deslizamentos de terra em trechos da rodovia SP-055 (Rio-Santos), mais precisamente na “serrinha” entre os bairros da Cigarras e Enseada, na costa norte, e também em Juquehy, na Costa Sul.

Segundo a Defesa Civil, aproximadamente oito escorregamentos na pista aconteceram na manhã desta segunda-feira, 2.

A equipe monitora a área devido o risco de haver mais deslizamentos, uma vez que o solo está encharcado. A remoção da terra é feita pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

O trânsito não foi prejudicado, mas o órgão pede muita atenção, cautela e prudência aos motoristas que trafegam no local. A mesma orientação serve aos condutores que utilizam a rodovia em direção ao sul.

Em Toque Toque Pequeno, por exemplo, o tráfego é realizado no sistema pare e siga no quilômetro 147, devido a rachaduras na pista causando nas chuvas que caíram em dezembro.

Na região central, o bairro Porto Grande registrou escorregamento de pedras na rua João Gabriel dos Santos e, no bairro Itatinga mais um deslizamento de terra na Rua Pernambuco.

De acordo com o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, técnicos do Instituto Geológico (IG), ligados à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, foram acionados para avaliar a situação. “O último desmoronamento ocorrido no local (Itatinga) comprometeu duas casas. Agora, os moradores de mais quatro moradias provavelmente terão que desocupar suas moradias”,  alertou.

Barreira

Já em Juquehy, uma barreira caiu na noite de sábado (30), por volta das 22h, na rua Benedito Lopes de Araujo. O material bloqueou a passagem de veículos na via pública, que é sem saída, além de causar transtornos para cerca de 20 famílias.

A Regional Juquehy, divisão ligada à Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), com orientação da Defesa Civil, iniciou a retirada da terra na manhã desta segunda-feira, 2.

A área, entretanto, também será avaliada pelos técnicos do IG e da Defesa Civil Estadual para verificar se há mais risco de escorregamento.

Outro ponto no bairro a ser analisado pelos especialistas é a rua Iracema, onde aconteceram dois escorregamentos. A via é o principal acesso a um condomínio de alto padrão construído no morro. Na rua Galo de Campina, também em Juquehy, houve outro deslizamento de terra.

A chuva causou, ainda, pontos de alagamentos nas ruas de vários bairros ao longo do município, além de quedas de árvores. Contudo, não houve necessidade de remover os moradores de suas residências.

O índice pluviométrico acumulado entre a sexta-feira (30) e o domingo (1º) no município é de 265 milímetros, o equivalente a três meses de chuva.

A previsão, de acordo com a Defesa Civil, é de mais chuva isolada de moderada a forte. Na madrugada de quarta-feira, 4, uma nova frente fria deve chegar a região com fortes pancadas. “Isso nos preocupa porque o solo está bem encharcado podendo causar mais deslizamentos”, fala Carlão.

Serviço – As ocorrências devem ser acionadas pelo telefone de emergência: 199.

(RS|VM)

Foto Defesa Civil|PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam