Gabriel Medina sera a estrela do campeonato Prime do surfe mundial na praia de Maresias em São Sebastião

Segundo organizadores mais de 96 atletas de 20 países estão confirmados para o evento

Segundo organizadores mais de 96 atletas de 20 países estão confirmados para o evento

Anunciado oficialmente no final da tarde desta segunda-feira (20) o O´Neill SP Prime, que acontecerá entre os dias 3 e 9 de novembro na praia de Maresias, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, e terá a presença da maior esperança de título brasileiro no surfe mundial.

Gabriel Medina, que pode confirmar o inédito título mundial na última etapa do circuito este ano, em Haleiwa, Hawaii, é uma das várias estrelas do WCT já confirmadas no evento, que vai agitar ainda mais a badalada praia do litoral norte paulista.

Esta é a última etapa com nível máximo de pontuação – 6.500 – para o ASP Qualification Series, antes do encerramento da temporada na Tríplice Coroa Havaiana. Portanto, será decisiva na briga pelas dez vagas para a elite dos top-34, que vai disputar o título mundial de 2015 na estreia da World Surf League (novo nome do atual WCT) no ano que vem.

O anuncio foi feito pelo prefeito Ernane Primazzi, (PSC), na presença dos os organizadores do evento, Sergio Pellegrino e Daniel Setton; do secretário de Esportes, Fábio Lopez; do presidente da associação de Surf de São Sebastião, Cristóvão Riella Marmo; além dos representantes da Associação de Surf de Maresias, Edilson Assunção “Alemão” e Alessandro dos Santos “Abolição”.

O O´Neill SP Prime é a ‘perna brasileira de fim de ano’ da ASP South América e será realizado na praia do atual surfista número 1 do mundo, Gabriel Medina, em Maresias, São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.

De acordo com os organizadores,  o O´Neill SP Prime é o primeiro evento com status Prime a ser realizado no estado de São Paulo, onde nasceu a maioria dos brasileiros que integram a elite atual do ASP World Tour, como o próprio Gabriel Medina e Adriano de Souza, Miguel Pupo e Filipe Toledo. A Praia de Maresias já sediou cinco etapas do Circuito Mundial, nas temporadas de 1993, 1999, 2000, 2005 e 2010, todas vencidas por surfistas brasileiros.

O prefeito Ernane Primazzi, destaca que São Sebastião é um celeiro para o esporte.  Segundo ele, além de Gabriel Medina e Miguel Pupo, que hoje garantem a tradição do surfe na cidade, outros nomes também tem se destacado no cenário mundial como é o caso, por exemplo, de Thiago Camarão, Igor Moraes, Robson Santos,  que no futuro podem conseguir uma vaga na elite do surfe.

Já o secretário municipal de Esporte, Fábio Lopez, lembrou que por determinação do prefeito várias ações e projetos estão sendo realizados no município, com intuído de incentivar e dar condições aos atletas na base do esporte. Lopez destacou que a equipe  de surfe de São Sebastião ganhou todas as etapas do Paulista no ano passado, garantindo assim o campeonato. Este ano, ainda de acordo com ele, a equipe já venceu as duas etapas realizadas e tem grandes chances de sagrar-se bicampeã.

Para isso, a Prefeitura mantém com recursos próprios o Circuito Sebastianense de Surfe, além do Surfe Treino na praia da Baleia, costa sul do município.

Uma novidade é que, a partir do ano que vem, a Prefeitura vai repassar mensalmente uma verba para a Associação de Surf de São Sebastião, por meio de convênio que está em elaboração, para que a entidade possa fomentar ainda mais o esporte.

FESTAS E SHOWS – Além das disputas por pontos decisivos na corrida pelas vagas no WCT de 2015, a etapa mais importante da ‘perna brasileira de fim de ano’ da ASP South América também programou várias atrações para o público, que deve lotar a Praia de Maresias para assistir à disputa entre os melhores surfistas do mundo.

No dia 1º de novembro, acontece a Festa de Abertura no Morocco e no sábado seguinte, 8 de novembro, o agito começa na praia mesmo, com um Show da Banda CPM22,  no final de tarde, logo após o encerramento da competição. À noite, tem a Festa de Encerramento, no Sirena Club.

Apresentado pelo Guaraná Antarctica, o O´Neill SP Prime será realizado com patrocínio da Gillette Body,  da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, e da SABESP, além do apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf da Grande São Paulo, Associação de Surf de São Sebastião e Associação de Surf de Maresias.

A Revista Fluir, o site Waves, o canal ESPN Brasil e a Rádio 89 FM, são os parceiros de mídia do evento homologado pela ASP South America como a sexta das oito etapas com status Prime do ASP Qualification Series 2014, que será transmitida ao vivo na internet pelos links www.oneillspprime.com ewww.aspworldtour.com

CAMPEÕES DAS ETAPAS DA ASP NA PRAIA DE MARESIAS / SÃO SEBASTIÃO:

2010: Caetano Vargas (BRA)

2005: Pedro Henrique (BRA)

2000: Cristhiano Spirro (BRA)

1999: Peterson Rosa (BRA)

1993: Renan Rocha (BRA)

Foto: Vera Mariano/PMSS

(VM)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam