Instituto Verdescola inaugura nova sede na Vila do Sahy em São Sebastião

Objetivo é ampliar a capacidade de atendimento de crianças e jovens da região

Objetivo é ampliar a capacidade de atendimento de crianças e jovens da região

Um importante passo para a comunidade da Vila do Sahy, localizada em São Sebastião, região litorânea de São Paulo, será dado no próximo dia 26 de abril. Com nova estrutura, o Instituto Verdescola, que atualmente atende 600 crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, passará a ter condições de acolher mais moradores.

O espaço terá 3.000 m², com 36 ambientes que contemplam laboratórios de informática, salas de leitura, educação ambiental, música, arte, dança, vídeo, acompanhamento escolar, biblioteca, brinquedoteca, locais para oficina de geração de renda complementar para as mães, oficinas de capacitação para os jovens e salas para administração. Além disso, a nova sede terá a disposição cozinha operacional e experimental, enfermaria, 10 banheiros e quadra poliesportiva.

“Com este novo espaço, realizamos um sonho e continuamos nosso trabalho para receber o máximo de jovens da comunidade e ajudá-los a ter uma perspectiva melhor de futuro. Nossos projetos funcionam no contraturno escolar, atendendo crianças, adolescente e jovens de 4 a 19 anos, e visam o desenvolvimento de valores e habilidades importantes para a vivência do aluno em sociedade, e a inserção no mercado de trabalho. “, afirma Maria Antônia Civita, fundadora do Instituto Verdescola.

Desde 2008, quando foi inaugurada a unidade na Vila do Sahy, a ONG já beneficiou 1,4 mil alunos. A expectativa é de que com a nova estrutura a instituição consiga atender o máximo dos 500 jovens que estão na lista de espera. Oficinas de leitura, interpretação, artesanato, informática, cidadania e valores, educação ambiental, esportes e cultura são oferecidos à comunidade por meio de três projetos: Núcleo Sócio Educativo, Verdesporte na areia e Gerando Futuro.

 

Este último, iniciou as atividades em agosto de 2012 e tem como objetivo melhorar a qualidade do conhecimento e do rendimento escolar de adolescentes e jovens que estejam inseridos no sistema público de educação de São Sebastião/SP para a sua inserção no mercado de trabalho, por meio de aulas de português, matemática e raciocínio lógico, e cursos do SENAC de auxiliar administrativo, logística e futuramente hotelaria e inglês. Das três turmas já concluídas, 95% desses jovens se encontram empregados.

A nova sede ficará localizada na Rua Marginal, 44, na comunidade da Vila Sahy, São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Para a cerimônia de inauguração prevista para ter início às 11h30, do dia 26 de abril, estão confirmadas as presenças de Maria da Graça Foster, presidente da Petrobras, e Ernane Bilotte Primazzi, Prefeito de São Sebastião.

Novos projetos

O Instituto também está se preparando para receber os cursos profissionalizantes da ETEC, em parceria com o Centro Paula Souza, por meio do programa Via Rápida, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais.. As aulas serão ministradas em unidades móveis (carretas – 7,5m x 15m) que serão estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do participante. A primeira turma será de Refrigeração e Climatização com a chegada da carreta em abril.

 

Além disso, o Verdescola implantará a plataforma de exercícios online de matemática do projeto Khan Academy nas Escolas, alguns cursos livres de ensino à distância com a Kroton Educacional e a capacitação de jovens para formar novos assistentes de cozinha em parceria com o Instituto Capim Santo.

INAUGURAÇÃO NOVA SEDE INSTITUTO VERDESCOLA

Quando: 26 de abril

Horas: 11h30

Local: Rua Marginal 44, Vila Sahy – São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Sobre o Instituto Verdescola

Fundado em 2005, o Instituto Verdescola é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a educação por meio de apoio socioeducativo para crianças, adolescentes, jovens e adultos que vise o exercício da cidadania e a promoção do desenvolvimento sustentável, formando consequentemente, cidadãos conscientes e comprometidos. Iniciou seu trabalho em São Lourenço da Serra e Campos do Jordão. Em 2008 passou a atuar na Vila do Sahy em parceria com a Associação de moradores. Dois anos mais tarde a ONG inaugurou sua primeira filial do Verdescola no município de São Sebastião, que funcionou em 6 imóveis com área total de 700ms até maio março de 2014.

Até o momento são cerca de 1,4 mil crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo Verdescola. Isto só foi possível pelo intenso trabalho e parceria de grandes instituições como Petrobras, Ecopav, Instituto HSBC Solidariedade, Instituto Carlyle Brasil, Sabaleia, Prefeitura de São Sebastião, Farinhas Anaconda, Gurpo Pão de Açúcar, Instituto Península, Shopping Cidade Jardim, G.D8, Microsoft, PWC, APC Embalagens, Band, Deôla Buffet, Dudalina, Haiah Pisos, Integra Audio e Video, Ornare e Tok&Stok.

Foto: Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam