Mais de sete mil pessoas são esperadas para a 7ª edição da Festa de Iemanjá em Bertioga

7ª edição da Festa de Iemanjá, organizada no Município por José Rodrigues de Assis Filho, da Tenda de Umbanda Caboclo Cipó, localizada no bairro Vista Linda, que integra o Comitê Organizador do evento

7ª edição da Festa de Iemanjá, organizada no Município por José Rodrigues de Assis Filho, da Tenda de Umbanda Caboclo Cipó, localizada no bairro Vista Linda, que integra o Comitê Organizador do evento

Mais de sete mil pessoas são esperadas nos próximos dias 05 e 06, para prestigiar a 7ª edição da Festa de Iemanjá, organizada no Município por José Rodrigues de Assis Filho, da Tenda de Umbanda Caboclo Cipó, localizada no bairro Vista Linda, que integra o Comitê Organizador do evento.

Trinta e três tendas foram inscritas para participar da festa, que ocupará cerca de um quilômetro, na Praia da Enseada, no trecho entre Vista Linda (início da festa) e Jardim Rafael, que terá a abertura oficial no sábado (05), às 21 horas, prosseguindo até às 14 horas de domingo (06).
Para abrilhantar, ainda mais, a festa, os irmãos Márcio Santos e Allan Rosa, dos ‘Meninos de Areia Esculturas’, vão presentar os participantes com uma belíssima escultura de areia, com a réplica de Iemanjá, que ficará na entrada do evento para recepcionar os convidados.
Outra novidade é a carreata, que acontece na sexta-feira (04), a partir das 16 horas, com saída em frente ao Templo Caboclo Cipó, (Rua Orestes Colombari, 01 – Vista Linda). O trajeto vai seguir pela Avenida Anchieta, até a Casa da Cultura, no Centro. Em seguida, os participantes passam pela Avenida Thomé de Souza, até o Supermercado Krill, quando retornam pela Avenida Anchieta e encerram, no local do evento, na Vista Linda.
O ponto das comemorações será na virada de sábado (06) para domingo (07), quando a maioria dos templos realiza as suas homenagens com a oferta das oferendas ao mar. Alguns religiosos prosseguem com seus ritos espirituais até o amanhecer.  “Um dos momentos mais aguardados pelos participantes é quando despachamos os barcos no mar. Isso acontece por volta da uma da manhã”, comenta José Rodrigues.
Esse é o terceiro ano, que a festa conta com o apoio logístico da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. Mais informações sobre a Festa de Iemanjá em Bertioga, pelo telefone 3311-8066.
Iemanjá
Considerada a mãe de todos os demais orixás que nasceram de um caso ilícito seu com Ifá, Iemanjá é o único orixá africano que não teve sincretismo com santos católicos, pois a sua imagem foi vista saindo das águas do mar por uma mulher, que encomendou uma imagem de acordo com a sua visão.
A rainha do mar é geralmente representada pela imagem de uma mulher vestida com um manto azul e com longos cabelos pretos, e que gosta de ser agraciada com rosas brancas e azuis e perfume de alfazema. Certas religiões celebram o seu dia em 02 de fevereiro, considerado o Dia de Iemanjá.

 

Foto: Divulgação/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam