Praia de Boiçucanga na Costa Sul de São Sebastião recebe 11 vias pavimentadas

Além de Boiçucanga outros bairros também foram contemplados em um total de 96 calçadas

Além de Boiçucanga outros bairros também foram contemplados em um total de 96 calçadas

Mais 11 ruas foram entregues na tarde desta quarta-feira (26),  no bairro de Boiçucanga,  costa sul de São Sebastião pelo prefeito Ernane Primazzi, (PSC).  Ao todo 96 vias receberam melhorias no último ano em todo o município, levando mais qualidade de vida à população. Agora o bairro de Boiçucanga conta com 18 novas ruas pavimentadas e outras sete terão início em julho.

Ernane lembrou que Boiçucanga vem recebendo diversos benefícios como,  por exemplo, reforma em escola,  reforma no ginásio de esporte, equipamentos novos para as salas odontológicas, além de veículo zero e adaptado para o Centro de Reabilitação.

Ainda de acordo com o  prefeito,  o hospital de Boiçucanga, uma das principais obra para a região, que irá atender toda a Costa Sul, está com 52% da sua edificação executada. Ernane justificou que se não fosse o ‘calote’ da Petrobras, que já chega à casa dos R$ 24 milhões, o hospital estaria pronto.

O prefeito destacou também a tão esperada obra da Praça Pôr do Sol, que contará com Centro de Convenção com capacidade para 350 lugares, quadra, estacionamento, quiosque, iluminação, centro de artesanato e muro de arrimo, será iniciada no segundo semestre.

Segundo ele, apesar de todas as dificuldades financeiras que o município vem passando, devido às dificuldades com os royalties, à decisão da Petrobras em não declarar o valor adicionado do ICMS, além do IPTU, que há dois anos a empresa não paga  e vem depositando  em juízo pelo valor parcelado,  muitas parcerias e recursos foram viabilizados para a concretização destas  obras.

Ontem as ruas entregues para a comunidade do bairro foram: Manganês, Amaury T. Leite, Hemitério Vicente, Josef Benes, Itaipu, Cambucaeiro,  Amoreiras, Albatrozes, Guilherme dos Santos, Maria Chulia de Jesus, Estrada Beira Rio e Estrada do Cascalho.

Próximas entregas

A Costa Norte será em seguida beneficiada com a entrega de mais 40 ruas pavimentadas, além do sistema de saneamento básico, que juntos, promovem o índice de 100% de pavimentação e saneamento básico, naquela região.  A entrega está marcada para sexta-feira (28),  na avenida  Oscar Niemayer (antiga Netuno) também a  partir das 17 horas.E para fechar a semana uma das mais esperadas obras de pavimentação será entregue no sábado, desta vez em Maresias.  A comunidade receberá a pavimentação e reurbanização da nova Avenida da Cesp, uma das principais vias do bairro, que também recebeu iluminação em toda a sua extensão. O evento acontece no cruzamento com a rua Nova Iguaçu,   às 16 horas, e toda a comunidade está convidada.

A programação não pára por aí. Na primeira semana de  abril serão entregues  ainda a pavimentação de 39 ruas em Juquehy; cinco ruas na praia da Baleia e Barra do Sahy e também a arquibancada do estádio municipal,  Otoniel Santos.

Pacote de obras para 2014.

Ainda neste primeiro semestre estão programados o início da creche da Topolândia,  com capacidade para 150 crianças;  praça da Vela com estrutura para o lazer e esporte;  Unidade de Pronto Atendimento – UPA,  no centro ao lado do Hospital de Clínicas; início da revitalização da Duque de Caxias;  reforma da quadra de futebol de areia, vôlei e pista de skate no Balneário dos Trabalhadores; cobertura e reforma da quadra poliesportiva do centro comunitário; além das pontes do Beco 70 em Maresias; ponte do cascalho em Boiçucanga e pontes do Cambucaeiro e 2800, em Camburi.

Já para o segundo semestre começam as obras do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) do Canto Mar; e  Centro de Apoio a Criança e Adolescente (CACA) da Topolândia.

Várias orlas reurbanizadas e com melhorias também entram no pacote de 2014. São elas: Barequeçaba, com quiosques, banheiros e trocador infantil;  orla em frente à  praça do Lions, na rua da Praia, com calçada iluminação, deck, asfalto e continuação da ciclofaixa;  orla do Guaecá,  com quiosques, banheiros e acessibilidade; e quiosques da Praia das Cigarras.

Ainda dentro do pacote estão:  praça ao lado da escola Nair Ferreira Neves, no bairro São Francisco; iluminação da avenida Netuno, no Canto do Mar;  Praça da Bíblia, na Rua das Magueiras, na Topolândia; construção das UBSs do Canto do Mar, Pontal da Cruz e Boiçucanga e ainda reforma do Centro de Saúde da Topolândia, Centro de Reabilitação de Boiçucanga (Arno Sens), e reformas dos PSFs de Barra do Una, Enseada e Maresias.

Já pelo PAC II – 2ª etapa, mais 44 ruas de Norte a Sul do município receberão pavimentação e qualificação de vias urbanas.

O valor do investimento nas novas obras é de aproximadamente R$ 35 milhões.

Para o prefeito, planejamento é a base de tudo e, apesar de todas as adversidades, o município avançou e muito nos últimos anos.  “Enquanto realizamos e desenvolvemos a cidade,  outros tentam desestabilizar ”, lamentou.

(VM) 

Foto: Halsey Madeira e Munir El Hage|PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam