Projeto Garoupa realiza reprodução assistida em Garoupas Verdadeiras em Ilhabela- SP

 

Projeto Garoupa realizar reprodução assistida em Garoupas Verdadeiras (Foto Garoupa Nicolas Barraqué)

Projeto Garoupa realizar reprodução assistida em Garoupas Verdadeiras (Foto Garoupa Nicolas Barraqué)

Mais um novo período de reprodução assistida da garoupa verdadeira (Mycteroperca marginata) foi iniciado pelo Projeto Garoupa que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Com toda a infraestrutura montada em Ilhabela – SP, um dos doze municípios de atuação do projeto, os reprodutores são acondicionados em tanques de alvenaria com dimensões de 10 x 4 x 2 m. A densidade de matrizes utilizada é de 3 kg/m3, com temperatura da água entre 18 ° a 28° C. Nesta fase, os reprodutores são nutridos quatro vezes por semana com alimento natural (sardinhas, bonitos, polvos e lulas).

O parceiro do Projeto Garoupa, a Redemar Alevinos, possui matrizes selvagens, garantindo, assim, a variabilidade genética necessária para programas de repovoamento. Em nossa larvicultura são utilizados rotíferos (animais pequeninos e que vivem na água) e copépodos (são os maiores e mais diversificado grupo de crustáceos) seguidos de microcrustáceos (Artemia sp.). O zooplâncton continua como alimento dos alevinos até que se realize o “desmame”, caracterizado pela transição para dietas a base de ração comercial.

A fase total da larvicultura se estende por aproximadamente 60 dias. Os alevinos obtidos, com peso entre 1,0 – 2,0 g, são transferidos para tanques redes em ambientes abrigados. Esta fase prepara os alevinos para a pesquisa utilizando telemetria, onde serão implantados transmissores para investigações sobre o sucesso de possíveis planos de repovoamento.

A telemetria e a marcação com elastômeros (tatuagem em peixes), outra de nossas atividades para monitoramento de alevinos, serão detalhados nos próximos textos. Continuem nos acompanhando nesta jornada.

Foto: Divulgação/ Juliana Nunes e Flavia Moreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam