Rodovia Rio-Santos em Toque-Toque Pequeno que apresentou recalque na pista já foi liberado pelo DER no sistema Pare-e-Siga em São Sebastião

O prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi  garantiu que no que depender do município a cidade estará pronta para receber os visitantes para o ano novo e temporada de verão

O prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi garantiu que no que depender do município a cidade estará pronta para receber os visitantes para o ano novo e temporada de verão

O sol voltou com força total na manhã desta quinta-feira (25) na cidade de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, e a população começa agora a retomar a rotina no município.

A prefeitura informou que desde ontem (quarta-feira) uma força-tarefa montada com equipes e máquinas trabalhou ininterruptamente para assegurar que os bairros e as praias localizados na Costa Sul do município, região mais atingida pela chuva, recebessem imediatamente a manutenção necessária e serviços de limpeza geral para que moradores e turistas possam retornar às suas atividades normais.

Depois das 24 horas de chuva registradas na última terça-feira (23), com um índice pluviométrico que chegou a 229 mm – o equivalente ao previsto pelo Plano de Contingência da Defesa Civil para um período de quatro meses -, a cidade está novamente pronta para receber os visitantes para o ano novo e temporada de verão, afirmou  o prefeito.

Um dos pontos críticos que ainda estava sob análise de técnicos do IG – Instituto Geológico, o quilômetro 147 da rodovia Rio/Santos, na altura de Toque-Toque Pequeno, que apresentou recalque na pista, já foi liberado pelo DER, no sistema Pare-e-Siga.

No bairro de Boiçucanga, que ficou sem fornecimento de água devido ao deslizamento de terra no acesso da captação feita pela Sabesp, o abastecimento já voltou ao normal.

Não há mais famílias desalojadas – as 50 pessoas que precisaram deixar suas casas devido ao volume de água já retornaram as suas residências. A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano de São Sebastião e também presidente do Fundo de Solidariedade, Roseli Trevisan Primazzi, informou que a distribuição das doações recolhidas começa às 8 horas da manhã desta sexta-feira (26).

De acordo com Roseli, o Fundo recebeu várias doações, contudo a doação de pessoas físicas e empresas que puderem disponibilizar cestas básicas será bem-vinda.

Na tarde de ontem (quarta-feira, 24) a prefeitura já tinha recuperado uma ponte na rua Nova Iguaçú – a mais importante do chamado Sertão de Maresias -, restabelecendo a passagem para a comunidade local, que estava isolada. A Coordenadoria da Defesa Civil de São Sebastião informa que a cidade deve sair do estado de alerta no próximo sábado (27) quando a previsão é de que o tempo volta a se estabilizar.

A Defesa Civil continua com alerta aos moradores que residam perto de rios e encostas, para que em caso de chuva forte deixem suas casas e dirijam-se ao Ginásio de Esportes de Boiçuganga, que fica na Estrada do Cascalho, ou para outros locais seguros.

(VM)

Foto:Divulgação/PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam