Teatro, dança, cinema e música são algumas das atrações a partir desta quinta-feira em São Sebastião

Programação artística e cultural está inserida na Semana da Consciência Negra elaborada pela Sectur

Programação artística e cultural está inserida na Semana da Consciência Negra elaborada pela Sectur

Uma programação diversificada com teatro, música, cinema e dança foi preparada pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de São Sebastião, tendo em vista o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Ponto Mis

Como parte da festividade, dentro do projeto Ponto Mis, moradores e visitantes que estiverem na Costa Sul, mais precisamente em Boiçucanga, poderão prestigiar a exibição do filme “Oficinas Luz, Câmara e Educação”, com Anderson Lima.

Anderson é diretor, roteirista e professor de filosofia para crianças em escolas regulares. Idealizador da Caixa Preta Filmes, produtora que dedica grande parte de suas produções à temática infantil. Em 2012 produziu e dirigiu a primeira temporada da websérie “Hora do Recreio”, protagonizada apenas por crianças. Já dirigiu 12 curtas metragens, sendo premiado em algum deles, em festivais pelo Brasil.

A oficina, aberta aos interessados com idade a partir de 14 anos, será ministrada na Praça Pôr-do-Sol, às 19h,  desta quarta-feira (19), com 20 vagas disponíveis.

O Ponto Mis prosseguirá na quinta (20) e sexta-feira (21), no mesmo horário e local, com duas exibições: “Anachronique” e “Proibido Proibir”.

Dirigido por Mario Masetti, o curta “Anachronique” (2011), traz no elenco Marco Aurélio e Bebel Ribeiro. Com  classificação livre, o  filme conta, de maneira nonsense, o quase encontro não realizado de dois tímidos enamorados. Ela, uma vendedora de uma floricultura sem clientes, parada no tempo, e ele um cliente que casualmente aparece na floricultura. O diálogo quase absurdo, que nos faz perceber influências de Beckett, mas com um fortíssimo e bem humorado componente brasileiro, dá o tempero necessário para todo esse contexto.

Já o longa “Proibido Proibir” (2007), tem como diretor  Jorge Durán. Os atores Alexandre Rodrigues, Caio Blat, Maria Flor e Edyr Duqu apresentam a história de Paulo e Letícia, dois jovens envoltos em um triângulo amoroso. Embora sejam universitários, eles não podem escapar da violência que domina o Brasil. Ao tentar salvar a vida de um menino que testemunhou um assassinato cometido por policiais, Leon (namorado de Letícia e melhor amigo de Paulo) é gravemente ferido. Ajudado por Letícia, Paulo o opera em casa e lhe salva a vida. A dolorosa experiência aprofunda os laços de amizade do trio e une finalmente Paulo e Letícia que estão apaixonados.

Oficinas Culturais

Na quinta-feira (20), acontecerá no calçadão em frente à Sectur, na Rua da Praia, Centro Histórico da cidade, várias apresentações culturais com muito maculelê, samba de roda e roda de capoeira.

Os mestres Noel, Alex, Bonga, Quinzinho e Rodrigo (capoeira), Rafael Marotti e Marcelo Petratti (maracatu) e Alex (samba de roda e maculelê), apresentar-se-ão com alunos das Oficinas Culturais da Fundação Cultural e Educacional São Sebastião Batuíra, a partir das 20h.

Teatro

Para agitar ainda mais a programação, o espetáculo teatral “Brazil, a Comédia”, voltará ao cartaz no Municipal na noite de sábado (22).

Com classificação livre, a peça terá início às 21h, com ingressos a serem vendidos a partir das 14h, na bilheteria da Casa, a R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).

E para fechar a Semana, duas ótimas opções de entretenimento no domingo (23). Às 20h, no Teatro Municipal, o espetáculo “O que podemos contar” e às 20h30, em frente à Sectur, apresentação da banda municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos.

Com classificação livre e entrada franca, “O que podemos contar” narra a história de Nina,  uma menina curiosa, espevitada que perdeu seus pais muito pequena tendo por única lembrança e memória deles, as histórias contadas por sua avó, todos os dias, antes de dormir.  Uma fábula sobre amadurecimento, família e amizade.

(RF)

Foto: Luciano Vieira e Valéria Borges | PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam