Ubatuba aumentará o IPTU da cidade em até 75% a partir de 2015

Mauricio Moromizato e Sergio Caribé, prefeito e vice-prefeito de Ubatuba

Mauricio Moromizato e Sergio Caribé, prefeito e vice-prefeito de Ubatuba

Câmara Municipal de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, aprovou um reajuste no valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) da cidade. Com a medida, o aumento do imposto em algumas regiões da cidade pode chegar a até 75% do valor atual. O reajuste já passa a valer a partir de 2015.
O projeto inclui a revisão dos valores venais — estimativa feita pelo poder público sobre imóveis — de cada bairro, utilizado como base para o cálculo do IPTU.
De acordo com a prefeitura, nos bairros mais populosos, como Parque dos Ministérios, o reajuste deve ser de cerca de 15%. Já em áreas com maior ocupação turística, como a Praia Grande e Domingas Dias, a alta chega a 75%.
A sessão, que aconteceu nesta terça-feira (25), para votação aconteceu de forma tumultuada e moradores contra a proposta fizeram protestos no plenário. Devido ao tumulto, a sessão foi acompanhada pela Polícia Militar e encerrada antes do previsto. Apesar da confusão, não foram registrados casos de violência ou depredação no local.
A prefeitura informou que o reajuste do IPTU foi necessário porque a planta genérica de valores da cidade não é atualizada desde 1997 e que a revisão proposta foi baseada em uma pesquisa feita com imobiliárias do município.
Segundo a administração, a receita arrecadada será aplicada em infraestrutura, urbanização, drenagem, pavimentação e recapeamento de bairros como Estufa 2, Perequê Açu e outras regiões da cidade. A prefeitura também informou que deve aplicar a verba para a construção de um hospital municipal, que terá a obra licitada até o final do ano.

Foto: Divulgação/PMU

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam