Vacinação contra Sarampo e Paralisia Infantil começa no sábado (08) em São Sebastião

O médico e vice prefeito Dr. Aldo durante a vacinação do ano passado

O médico e vice prefeito Dr. Aldo durante a vacinação do ano passado

A secretaria de Saúde de São Sebastião inicia no próximo sábado  (8) a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil.  A campanha  vai  até o dia 28 de novembro nas Unidades de Saúde do município, das 8h às 17h.

Crianças com seis meses até  cinco anos devem tomar a dose da vacina. Para isso pais ou responsáveis devem comparecer ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa,  munidos de documentação.

A poliomielite é uma doença contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos. Ela pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

(VM)

Foto: Luciano Vieira | PMSS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam