XIV Semana da Cultura Caiçara começa na terça (13) com grande programação em Ilhabela

“Os Pescadores da Ilha” é o nome da exposição do fotógrafo Mário Barila que integra a Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela. O fotógrafo procurou apresentar alguns dos velhos pescadores de Ilhabela, homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao mar e a pesca. “Com suas canoas feitas por eles mesmos de um único tronco de árvore, esses pescadores enfrentaram e venceram, como os rochedos, a eterna luta contra o mar”, explica

“Os Pescadores da Ilha” é o nome da exposição do fotógrafo Mário Barila que integra a Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela. O fotógrafo procurou apresentar alguns dos velhos pescadores de Ilhabela, homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao mar e a pesca. “Com suas canoas feitas por eles mesmos de um único tronco de árvore, esses pescadores enfrentaram e venceram, como os rochedos, a eterna luta contra o mar”, explica

A principal atração é a Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito, uma das mais antigas manifestações da cultura local. Programação terá ainda diversos shows musicais e exposições

Um dos mais tradicionais eventos da cultura popular de Ilhabela é a Congada na Festa de São Benedito, a principal atração da Semana da Cultura Caiçara, que começa nesta terça-feira (13/5).  O evento chega neste ano a sua 14ª edição, com a realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), em parceria com a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e a Associação dos Congueiros de Ilhabela. “Será mais uma vez uma grande festa nesta Semana da Cultura Caiçara. É Ilhabela preservando a sua história, suas raízes, incentivando a cultura mostrada para todos os moradores e turistas que visitam nossa cidade”, destacou o prefeito Toninho Colucci. “Estamos cada vez mais intensificando a diversidade cultural na programação cultural da cidade. Neste evento, a cultura caiçara prevalece e se expressa nas várias linguagens como a dança, as artes visuais, a música e até na culinária, mas não deixa de dialogar com outras culturas regionais”, citou o secretário da Cultura, Nuno Gallo.

A primeira atração da Semana da Cultura Caiçara será nesta terça-feira (13), com a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela, na Praça das Bandeiras, na Vila, e a vernissage da mostra fotográfica de Mario Barila, na sede da Secretaria da Cultura, além da exposição do acervo de fotos da Congada de diversos períodos. No dia 15 de maio (quinta) começa a quermesse da Festa de São Benedito, às 20h, com apresentação de danças típicas caiçaras do arquipélago com os alunos da Escola Municipal Prefeito Leonardo Reale com a participação do Grupo Raízes de Ilhabela. E logo depois, às 21h, o público vai se divertir e dançar muito no show de Deo Lopes e Banda, na Praça das Bandeiras, na Vila.

Na sexta-feira (16/5), a partir das 17h, acontece o levantamento do Mastro, a apresentação da Congada Mirim, Distribuição do Bolo de São Benedito e concertada e quermesse, e às 22h, um show com a Orquestra Sanfônica de São Paulo, na Praça das Bandeiras (Vila).

No sábado (17/5) a Congada começa às 9h, com a “Meia Lua” e a Procissão de São Benedito, seguida do Baile dos Congos pelas ruas da Vila, a Ucharia de São Benedito e a missa na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso. Às 20h, tem início a quermesse e, às 22h, um show com Saulo Laranjeira, na Praça das Bandeiras (Vila).

Saulo é considerado um dos artistas mais completos do Brasil e um incansável fomentador da cultura popular. Multiartista contemporâneo, ator, cantor, compositor e humorista, que se destaca pela maestria de criar personagens, interpretar com personalidade belas canções, e encantar o público com poemas e causos.

Já no domingo (18/5) às homenagens dos congueiros a São Benedito começa bem cedo. Logo às 6h, acontece a Alvorada Festiva, seguida da “Meia Lua”, a Procissão de São Benedito e Missa dos Congos, na Igreja Matriz, além da Ucharia, com a folia do Grupo Raízes de Ilhabela, o Baile dos Congos e a missa festiva. À noite, a quermesse e o show com o Grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira encerram a festa.

Cultura Caiçara

“Os Pescadores da Ilha” é o nome da exposição do fotógrafo Mário Barila que integra a Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela. O fotógrafo procurou apresentar alguns dos velhos pescadores de Ilhabela, homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao mar e a pesca. “Com suas canoas feitas por eles mesmos de um único tronco de árvore, esses pescadores enfrentaram e venceram, como os rochedos, a eterna luta contra o mar”, explica.

O fotógrafo ainda lembra que o mar sempre lhes deu tudo o que eles precisavam e que com a pesca eles fizeram a vida, compraram gelo, mantimentos, o combustível das canoas mais modernas,  criaram os filhos, muitos dos quais se tornaram pescadores também. A exposição prossegue até o dia 31 de maio.

Programação:

XIV Semana da Cultura Caiçara, Festa de São Benedito e Congada de Ilhabela

13/5  (Terça-feira)

19h30 – Abertura Oficial da Semana da Cultura Caiçara

Apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela – na Praça das Bandeiras, na Vila

20h30 – Abertura da Exposição “Congada” e da mostra “Os Pescadores da Ilha”, de Mario Barila, na Secretaria da Cultura – Vila

14/5 (Quarta-feira)

19h – 5ª Mostra de Vídeo com Celular Tema “Caiçara” e Festival do Minuto parceria com Ponto Mis: “Melhores Minutos 2013”

Local: Biblioteca e Videoteca Prefeita Nilce Signorini (Barra Velha)

15/5 (Quinta-feira)

20h – Quermesse

21h00 – Apresentação das danças folclóricas com os alunos da Fundaci da Escola Municipal Prefeito Leonardo Reale da Armação com a participação do Grupo Raízes de Ilhabela

22h – Show de Deo Lopes e Banda, na Praça das Bandeiras, na Vila

16/5 (Sexta-feira)

17h – Levantamento do Mastro

18h – Apresentação da Congada Mirim

19h – Distribuição do Bolo de São Benedito e concertada

20h – Quermesse

22h – Show com a Orquestra Sanfônica de São Paulo, na Praça das Bandeiras (Vila)

17/5 (Sábado)

9h – Meia Lua – Procissão de São Benedito

10h – Baile dos Congos – Ruas da Vila

12h30 – Ucharia de São Benedito

Local: Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso – na Vila

14h30 – Baile dos Congos – Ruas da Vila

19h30 – Missa Tríduo – Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso

20h – Quermesse

22h – Show com Saulo Laranjeira, na Praça das Bandeiras (Vila)

 

18/5 (Domingo)

6h – Alvorada Festiva

8h30 – Meia Lua – Procissão de São Benedito

9h – Missa dos Congos – Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso

10h30 – Baile dos Congos – Ruas da Vila

12h30 – Ucharia de São Benedito / Folia com o Grupo Raízes de Ilhabela

Local: Igreja Nossa Senhora D’Ajuda – Matriz na Vila

14h30 – Baile dos Congos – Ruas da Vila

18h – Missa Festiva e procissão – Igreja Matriz

20h – Quermesse

22h – Show com o Grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira, na Praça das Bandeiras (Vila)

Foto: Divulgação/PMI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Protected by WP Anti Spam